Nota sobre a reintegração de posse no terreno destinado ao Minha Casa Vida

Há 30 anos, o Movimento dos Trabalhadores Leste 1 e a Associação Santa Zita constroem moradia digna e estimulam a organização dos sem teto na luta por moradia. No terreno do Cangaíba, cerca de 400 famílias conquistaram com organização e persistência. Depois de 03 anos, obtiveram financiamento no âmbito do Programa Minha Casa Minha Vida – Entidades para a compra do terreno e a construção de 438 apartamentos em regime de mutirão e autogestão. O projeto está em fase final de licenciamento, junto à Prefeitura Municipal.
No último dia 17/06, cerca de 30 pessoas, de forma violenta, ocuparam o terreno e passaram a atrair outras famílias da vizinhança com a promessa de que ele seria destinado aos que se alojassem no local. Em troca, vendiam segurança, materiais de construções, entre outros serviços. Enquanto a maioria lutava por uma moradia, alguns buscaram levar vantagem sobre a miséria alheia.
A desocupação obedeceu a uma decisão judicial fundamentada, os ocupantes foram intimados pessoalmente com prazo adequado para saírem pacificamente e os meios para o transporte dos bens foram disponibilizados aos que se interessaram. Na data de hoje, embora a reintegração tenha se iniciado de forma pacífica, um grupo de ocupantes optou por incendiar seus próprios pertences e interromper a circulação dos trens da CPTM.
Reafirmamos nosso compromisso com a defesa do direito á moradia e com o diálogo permanente como forma efetiva de solução de qualquer tipo de conflitos. O Movimento está de portas abertas para as famílias que quiserem lutar por moradia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *